É mais provável e justo que a monarquia seja restaurada do que Bolsonaro sair candidato um dia. Texto Contra o Liberalismo.
É mais provável e justo que a monarquia seja restaurada do que Bolsonaro sair candidato um dia. Texto Contra o Liberalismo.
Não achei palavras melhores para descrever com base no que acontece no Brasil e no mundo, no livro O Liberalismo é pecado - Pe. Félix Sardà y Salvany, 1884. Sobre a crise que se passa nos países pela causa primeira de todos os males, o Liberalismo, pai do Comunismo, nas palavras de São Pio IX.
Vejamos o porquê o tipo liberal-conservador, como Bolsonaro, Trump, Elon Musk, Javier Milei, etc, é mais perigoso do que o próprio comunismo.
Primeiro que conforme a palavra do Pastor Eterno ou é pelas razões demonstradas na Encíclica Sylabus. Vejamos uma parte:
"Os comunas são filhos dos demônios, mas os liberais são piores que eles, pois são serpentes disfarçadas e causa do próprio comunismo." Papa Pio IX.
Elucidamos:
"O que se chama, pois, um partido católico, qualquer que seja outro apelido que se lhe dê, é presentemente uma necessidade. Significa o mesmo que feixe de forças católicas, núcleo de bons católicos, união de católicos."
"Trabalhos católicos, para obrar no terreno humano em favor da Igreja, ali onde a Igreja hierárquica não pode muitas vezes descer. Procure-se uma política católica, uma legislação católica, um governo católico, por meios dignos e católicos. Quem o pode reprovar? Não benzeu a Igreja, na Idade Média, a Espada dos Cruzados e na moderna civilização a baioneta dos Zuavos pontifícios? Não lhe deu a sua bandeira? Não foi ela que lhes suspendeu ao peito a divisa? Se S. Bernardo se não contentou de escrever sobre isto patéticas homilias, mas recrutou soldados que lançou às praias da Palestina, que inconveniente haverá em que um partido católico se lance hoje na cruzada que as circunstâncias permitem: a dos jornais, a dos círculos, a das eleições, a das manifestações públicas, entretanto aguarda a hora histórica em que Deus disponha enviar em favor do seu povo cativo a espada de um novo Constantino ou de um segundo Carlos Magno?"
Sobre a Tese e sobre a Hipótese.
Tese: Cristo por meio de sua Igreja deve reinar sobre as instituições.
Hipótese: é impossível, não é possível colocar a tese em prática e é preciso aceitar até um mal menor, que vai virar pior, e não tem jeito...
O Liberalismo sempre foi posto em prática, suas falácias nunca foram eficazes e só servirem para influenciar a espada, que por meio da força e contra a maioria, uma minoria impôs sua autoridade, já se quebra o falso ideal de democracia aqui, se é governo de maioria, porque se implantou uma república laicista no Brasil e em outros países. O autor coloca aqui a Espanha, que na época, tinha 90% de católicos, hoje no Brasil temos mais ou menos 60% e é o país mais católico do mundo, um país que nasceu católico e tem suas raízes fortes. Porém está infestado com a praga do liberalismo, nas escolas onde se ensina o paganismo sem fundamento algum com a fé, nos cemitérios seculares, no casamento civil, etc, etc. A falsa democracia, onde se impõe a força contra a maioria, pela prática sobretudo os gostos demoníacos da minoria.
Vejamos o que descreve o autor sobre a Espanha, mais se aplica muito no Brasil:
"E entretanto se prêga que a Espanha se encontra já nesta infeliz hipótese, o que é falso e não passa de um mau desejo, o que se procura por todos os meios é que esta hipótese desejada passe a ser efetiva realidade, e que um ou outro dia chegue a ser verdadeiramente impossível a tese católica, tornando-se a tese francamente revolucionária inevitável abismo, onde ao mesmo tempo naufraguem a nossa nacionalidade e a nossa fé."
"Grande responsabilidade contrairá perante Deus e perante a pátria quem por palavras ou ações, por direta comissão ou simples omissão, se haja feito cúmplice desta horrível cilada: pela qual com falsas desculpas de mal menor e de hipotéticas circunstâncias, se não consegue mais que anular os esforços dos que sustentam ser ainda possível para a Espanha a íntegra soberania social de Deus, e auxiliar os que pretendem que nela chegue a ser um dia absoluta a soberania social do demônio!"
"Lançamos aos quatro ventos estas humildes páginas; leve-as onde quiser o sôpro de Deus. Se algum bem podem fazer, façam-no por sua conta; e sirva isso de descargo de seus muitos pecados ao bem intencionado autor."
"Mais uma palavra, é a última e quiçá a mais importante. Com argumentos e réplicas obriga-se talvez o adversário a emudecer, e não é isto pouco em algumas ocasiões. Porém só com isto não se alcança muitas vezes a sua conversão. Para isto costumam valer tanto ou mais as fervorosas orações do que os mais bem deduzidos raciocínios."
"Mais vitórias logrou para a Igreja de Deus o gemido do coração de seus filhos, do que a pena de seus controversistas e a espada de seus capitães."
"Seja pois aquela a arma principal de nossos combates, sem desprezar as outras. Pela oração caíram os muros de Jericó, mais do que ao embate das máquinas de guerra; nem Josué teria vencido o feroz Amalec, se Moisés de mãos erguidas não estivera em ardente oração durante a batalha."
"Orem, pois, todos os bons, e orem sem descanso. E seja conseguintemente o verdadeiro epílogo dêstes artigos o que vem a resumir todo o objeto dêles: Ecclesiae tuae, quaesumus Domine, preces placatus admíttite, ut, destructis adversitatibus et erroribus universis, secura Tibi serviet libertate."
O Liberalismo é pecado - Pe. Félix Sardà y Salvany, 1884.
Remédios e soluções no livro. Orar, estudar e defender a fé, que sem obras, é morta.
FIM.
By Carlos Vinícius Carvalho Macedo, Bahia, Brasil. 23/09/2025.
Comentários
Postar um comentário